Alcochete

GNR apreendeu 350 quilos de amêijoa-japonesa em Alcochete

O Comando Territorial de Setúbal da GNR informa em comunicado que, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Montijo, apreendeu ontem, dia 27 de maio, 350 quilos de amêijoa-japonesa, ruditapes philippinarum, na localidade de Alcochete.

No âmbito de uma ação de patrulhamento realizada junto ao rio Tejo, no Sítio das Hortas em Alcochete, os militares detetaram e abordaram um veículo que efetuava transporte de bivalves em situação irregular, por estar proibida a sua captura.

Por se encontrar proibida a pesca de bivalves neste local e pela falta de licença ou autorização válidas, o pescado foi apreendido, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, correspondendo a uma coima até 37 500 euros.



Os bivalves, por se encontrarem ainda vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

A Guarda Nacional Republicana alerta que a captura deste tipo de bivalves, cuja pesca seja proibida e sem que os mesmos sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem do bivalve fulcral para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *