Montijo

GNR apreendeu 220 quilos de amêijoa-japonesa em Sarilhos Grandes

Elementos do Posto Territorial da GNR do Montijo, apreenderam ontem, dia 8 de março, um total de 220 quilos de amêijoa-japonesa, ruditapes philippinarum e dois instrumentos utilizados para a sua captura, na localidade de Sarilhos Grandes – Montijo.

No âmbito de uma ação policial os militares detetaram os suspeitos que, perante a presença dos mesmos, colocaram-se em fuga transportando consigo bivalves em situação irregular.

Em virtude de os infratores não possuírem o cartão de mariscador, documento obrigatório para habilitar a prática desta atividade, e dos referidos bivalves não se fazerem acompanhar da documentação comprovativa da sua origem, resultou na sua apreensão e respetiva elaboração do auto de contraordenação, correspondendo a uma coima que pode ascender a 3 740 euros.

A Guarda Nacional Republicana alerta que a captura deste tipo de bivalves, sem que os mesmos sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem do bivalve fulcral para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.

A ação contou ainda com o reforço de militares do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial do Montijo.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *