Distrito de SetúbalDistritos

GNR apreendeu 105 quilos de longueirão em Setúbal

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Setúbal, apreendeu ontem, dia 26 de março, 105 quilos de longueirão, “ensis spp”, em Setúbal.

No âmbito de uma ação de vigilância às actividades piscatórias no rio Sado e posterior fiscalização ao cumprimento das regras de transporte e comercialização de bivalves, os militares abordaram uma viatura, que transportava 105 quilos de bivalves sem documento que comprovasse a sua origem.

Por esse motivo, e tendo em conta a interdição existente para a apanha deste tipo de bivalves em algumas zonas do país, o longueirão foi apreendido.

Foi identificado um homem com 27 anos, que fazia o transporte do longueirão e elaborado o respetivo auto de contraordenação e o longueirão, por ainda se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.

A GNR salienta que a captura deste tipo de bivalves, sem que os mesmos sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *