PaísTV e Cinema

Glória, a primeira série portuguesa da Netflix discutida na Universidade Católica

A primeira produção portuguesa original para a plataforma de streaming Netflix estreou no passado 5 de Novembro e foi o objecto de discussão na Universidade Católica (UCP) de Lisboa esta Quinta-feira.

“Glória” é uma série produzida pela SPi e RTP e conta uma história de ficção, baseada em factos reais, sobre espionagem em Portugal durante a guerra fria. Em Portugal já é a série mais vista na Netflix, e a nível mundial está no 36º lugar, segundo José Amaral, produtor executivo e docente da FCH da UCP que participou na inauguração das MCC Talks, organizada pelo Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade Católica.

Nesta “talk”, também participou Pedro Lopes, argumentista, José Fragoso, director de Programas da RTP, e os actores da série Afonso Pimentel e Miguel Nunes.

A sessão foi moderada por Nelson Ribeiro, director da FCH, e contou com “casa cheia”, com alunos de Comunicação de várias universidades.

José Amaral, produtor executivo, explicou que o sucesso da série também se deveu ao tema da “guerra de propaganda, que tem relevância no panorama actual” e pela “grande procura nas histórias baseadas em factos reais”.

José Fragoso, da RTP, que é parceiro na produção da série, revelou que “não estamos propriamente aos pulos pois apesar de estarmos envolvidos ainda não podemos passar na RTP”, referindo-se ao sucesso da produção e ao contracto assinado entre as várias partes.

Os actores Afonso Pimentel e Miguel Nunes, que representam, respectivamente, as personagens Gonçalo e João Vidal, salientaram que existiu especial cuidado, também devido ao tempo que a pandemia lhes deu, para tornar os cenários mais realistas e credíveis.

No final, respondendo a uma questão de um aluno, o painel reforçou o papel desta série para “dar visibilidade e exportar a cultura portuguesa”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *