Atualidade

GelAvista alerta para as ocorrências de medusa velella na costa portuguesa

publicidade

O IPMA, através do GelAvista, Programa de Monitorização de Organismos Gelatinosos, informa a população sobre o surgimento de medusas da espécie Velella velella (Veleiro) que estão a ocorrer em pequenas quantidades por toda a costa Oeste Portuguesa, incluindo em algumas ilhas dos Açores.

Hoje mesmo, duas praias da linha de Cascais viram hasteadas as bandeiras vermelhas para banhos, conforme o Diário do Distrito noticiou.

«Trata-se de uma espécie de ocorrência comum e os seus tentáculos são pequenos e ligeiramente urticantes, sendo aconselhável evitar o contacto direto com os mesmos de forma a evitar potenciais reações alérgicas, em caso de maior sensibilidade.

Não havendo evidências de queimaduras ou problemas de saúde associados, é considerada inofensiva.

Contudo, caso tenha estado em contacto com as mesmas e tenha sido picado, aplique bandas de gelo e se possível bicarbonato de sódio. A informação destas ocorrências é muito importante para o estudo das espécies, e como tal, caso haja alguma reação adversa maior, por favor entre em contacto com o GelAvista.»

O Programa conta ainda «com a colaboração de todos os cidadãos com o envio de informação de avistamentos (data, local, número de organismos e fotografia, se possível) através da aplicação, disponível para sistemas Android e iOS, ou para [email protected]

A equipa do GelAvista encontra-se disponível para qualquer esclarecimento adicional.»

Ler mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui