Parceiros
Cantinho da BicharadaSetúbal

Gata resgatada em Setúbal com projéctil no corpo

- publicidade -

Uma gata de colónia, Shiva, foi resgatada das ruas de Setúbal por Joana Cas, depois de ter sido vista pelos seus cuidadores «num estado lastimável; a babar-se, com a língua de fora, dificuldade a comer e com a barriga inchada».

Conforme conta Joana Cas no perfil do grupo ‘Pelos felinos’, «com a ajuda dascuidadoras e da FAT, procedemos à sua captura, que não foi fácil», acabando por conseguir capturar o felino na quinta-feira.

O animal foi levado à Clínica Veterinária do Bonfim – Os Bichos, «e o que descobrimos foi assustador. A Shiva, uma gata já com alguma idade, é uma linda tricolor/tigrada que foi diagnosticada com uma coriza muito avançada. Procedemos a análises gerais e a raio-x para perceber o estado dos pulmões… quando descobrimos que tem um chumbinho (sim, leram bem) alojado na zona abdominal mais acima, junto ao peito.»

Joana Cas mostra-se «chocada, porque nunca tinha visto algo assim presencialmente. Já ouvi muitos relatos de maus-tratos mas vê-lo é outra coisa.»

Ao Diário do Distrito Joana Cas explicou que “hoje fui vê-la e está muito murchinha, foi preciso dar-lhe comida com uma seringa. É velhota e o stress todo da captura, além de estar muito fraca com anemia e potássio em baixo… neste momento é dar-lhe tempo para ela recuperar e a medicacao fazer efeito.”

Mas a história da Shiva ainda é mais triste. «Falei com algumas pessoas que a conhecem da colonia e pude recolher mais informações… segundo o que me foi dito, a Shiva, teve uma casa há muito tempo. Mas, em vez de receber amor, fora maltratada pelas pessoas que a deviam proteger… e o chumbo provou isso mesmo. O local onde está alojado e tudo… é assustador só de pensar.»

A Shiva encontra-se em FAT a tratar da coriza severa, e da constipação.

Quanto ao chumbinho, que foi apenas possível ser detectado através do raio-x, «felizmente não está a afectar nenhum órgão, não fez inflamação, apenas, com o passar do tempo, enterrou-se na pele e ali ficou.»

Joana Cas revela também que «a conta da Shiva ficou em 142,08€. A quem quiser e conseguir ajudar pode faze-lo pelas seguintes formas:

Transferência Bancária:

NIB 0033 0000 45564826173 05

IBAN PT50 0033 0000 4556 4826 1730 5

BIC/SWIFTBCOMPTPL

- publicidade -

Paypal: paypal.me/joanacaspt

MBWay: 916506170

Contacto: joana.caspt@gmail.com Também apelamos por patês (de preferência de qualidade, por exemplo, gourmet gold, etc…), ração purina ou ultima e resguardos para esta menina que se encontra em FAT. Podem entregar na Clínica Veterinaria do Bonfim – Os Bichos ou entregar-me directamente em local a combinar.»

Shiva a recuperar


Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário