Parceiros
EconomiaMundo

Gás russo? Só com pagamento em rublos

- publicidade -

Vladimir Putin, presidente da Federação Russa, acaba de anunciar que o pagamento do gás russo, «para países hostis, terá se de ser feito em rublos a partir de amanhã, dia 1 de Abril», além de abrirem uma conta em bancos russos.

O presidente assinou a ordem para o Banco Central russo e o Governo só aceitarem o pagamento em rublos aos países da União Europeia, a quem o presidente havia colocado na lista de ‘países hostis’.

Nesta lista estão também os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Ucrânia, Montenegro, Suíça, Albânia, Andorra, Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega, São Marino, Macedónia do Norte, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Micronésia, Nova Zelândia, Singapura e Taiwan também constam da lista.

O país vai assim deixar de aceitar euros ou dólares, numa reação ao congelamento de ativos da Rússia no Ocidente, no âmbito das sanções impostas a Moscovo devido à invasão da Ucrânia.

Depois de semanas em queda, a moeda russa voltou a fortalecer-se em relação ao euro e ao dólar.

A Alemanha e a França, os principais clientes, já disseram que não vão ceder ‘a chantagens’, e que estão prontos para as consequências.


Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário