EconomiaEmpresas

Galp Energia com lucros de 155 ME no primeiro trimestre de 2022 mas abaixo das expectativas

A Galp Energia anunciou que terminou o primeiro trimestre deste ano com uma dívida líquida de 2,392 mil milhões de euros, face a 1,552 mil milhões do mesmo período de 2021, e uma subida nos lucros para 155 ME no primeiro trimestre de 2022

O resultado líquido de 155 milhões de euros no primeiro trimestre de 2022, comparam com 26 milhões de euros do período homólogo e com 130 milhões do trimestre anterior.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a petrolífera reporta que o EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) subiu 74% em termos homólogos, para 869 milhões de euros, «impulsionado pelo forte desempenho do ‘upstream’ [produção de petróleo] e da refinação».

Segundo a nota «os resultados da Galp no primeiro trimestre de 2022 refletem a melhoria das condições operacionais, que permitiram à empresa beneficiar das condições macro mais fortes, nomeadamente no ‘upstream’ e nos segmentos industriais, apesar da alta volatilidade dos preços das ‘commodities’ pressionar as restantes atividades a jusante».

O EBITDA da área da produção (‘upstream’) aumentou 83% face ao trimestre homólogo, para 803 milhões de euros, “refletindo o aumento da produção e as novas realizações de petróleo e gás, apoiadas por melhores condições no comércio de petróleo e novos contratos de gás”.

Já na área comercial, o EBITDA foi de 56 milhões de euros, 19% abaixo do período homólogo, «apesar do aumento do volume de petróleo vendido e pressionado pelo ambiente de preços na Península Ibérica, nomeadamente nas atividades de gás e eletricidade».

No conjunto dos vários negócios, as vendas da Galp somaram 5.661 milhões de euros no primeiro trimestre, mais 70% face ao mesmo período de 2021, tendo o custo dos bens vendidos aumentado 79% para 4.326 milhões de euros.

Neste período a produção petrolífera da Galp aumentou 5% em termos homólogos e o volume de vendas de produtos petrolíferos e de gás natural subiram 25% e 13%, respetivamente.

Ainda assim, os valores ficam abaixo das estimativas dos analistas, recolhidas pela Bloomberg, que apontavam para lucros de 204 milhões de euros e um EBITDA de 880,5 milhões, conforme o Jornal de Negócios.

Esta terça-feira, a Bolsa de Lisboa estava em baixa ligeira, a seguir a tendência da abertura, uma vez que as ações da Galp Energia estão a cair 3,41% para 10,81 euros, e lideram as perdas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *