EconomiaEmpresas

Galp apresenta lucros em 2021 mas ações caem na Bolsa

A Galp Energia registou um lucro de 457 milhões de euros em 2021, anunciou a empresa , e este foi um regresso aos resultados positivos depois dos prejuízos de 42 milhões de euros registados em 2020.

A informação foi enviada esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e é citada pelo Jornal Eco.

 A empresa reviu as perspectivas para este ano e pretende lançar um programa de recompra de ações de 150 milhões de euros com o valor de 52 cêntimos por ação.

O ano passado, os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) aumentaram 48%, para 2.322 milhões de euros, «potenciados por um enquadramento favorável em termos de preço do petróleo», explica a empresa em comunicado.

Na mesma nota a Galp explica que aumentou o investimento em 4% em 2021, num total de 936 milhões de euros (mais 38 milhões do que no ano anterior).

A Galp revela também que prevê continuar «a expandir os seus negócios de renováveis, com a ambição de atingir uma capacidade bruta total instalada de 12 GW até 2030, e explorar outras oportunidades na cadeia de valor energética», e também acelerar «a descarbonização das suas operações, com a ambição de ser uma empresa com emissões líquidas zero até 2050 e com objetivos intermédios até 2030».

No entanto, no mesmo dia em que anunciou o lucro de 457 milhões de euros, a Galp Energia está a ver os seus títulos desvalorizarem 5,18% para 9.4820 euros na Bolsa de Lisboa, num agravamento face à abertura do mercado, quando as ações caiam um pouco mais de 2%.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *