Sesimbra

Fuzileiro salva 9 pessoas na praia da Lagoa Albufeira-Sesimbra

Em nota, a Marinha Portuguesa dá conta de uma mensagem que foi enviada por Ana Teotónio dos Santos para aquela entidade, referindo a actuação de um nadador-salvador, elemento dos Fuzileiros, na praia da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra.

«Venho por este meio, e na obrigação de informar às entidades competentes, que no dia 30 de Agosto, pelas 13h50 na lagoa Albufeira-Sesimbra, estava como banhista com os meus filhos e visualizei um nadador-salvador a correr e depois mergulhar para o canal de água que separa a Lagoa de Albufeira com o Mar.

Nadou de uma forma rápida e destemida para salvar uma banhista de sexo feminino com cerca de 40 anos no referido canal. A mesma estava a ser levada por uma forte corrente subaquática ficando bloqueada e em pânico. Este profissional, dentro de água resgatou-a com movimentos enérgicos, controlados e uma técnica apurada para junto da margem.

Após este resgate o mesmo nadador salvador detectou uma família (4 adultos, 3 crianças e 1 recém-nascido) que estava a ficar bloqueada com a rápida subida da maré e rapidamente os abordou e deu ordem para que abandonassem o local onde estavam, uma vez que iam ficar cercados de água.

Rapidamente o citado nadador salvador levou o recém-nascido ao seu colo, com uma caminhada forte, cuidadosa, ágil para superar e contrariar a força da corrente, deslocando-se para um areal seguro. Continuou a sua acção para resgatar a restante família e seus pertences (1 por 1, mas neste caso dividindo-o com outros 3 colegas).

Após esta atuação extraordinária, como cidadã, senti-me na honra, orgulho e dever de falar pessoalmente com o mesmo e felicitá-lo pela sua coragem e conduta, enquanto profissional e humano.

Consegui apurar que o referido nadador salvador se chama Jorge Lourenço e tem como profissão Militar nos Fuzileiros da Marinha Portuguesa.»

Da parte da Marinha Portuguesa, esta realça «o orgulho no desempenho dos militares da Marinha, neste caso do cabo Jorge Lourenço, e de todos os portugueses que diariamente nos apoiam e demonstram um grande carinho, como foi este caso, para com a sua Marinha. O nosso muito obrigado.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *