Atualidade

Futuro catastrófico: A este ritmo a temperatura global subirá 2,7 graus em 2100

A temperatura global vai subir 2,7 graus em 2100, caso se mantenha o atual ritmo de emissões de gases com efeito de estufa.

A temperatura global vai subir 2,7 graus em 2100, caso se mantenha o atual ritmo de emissões de gases com efeito de estufa, alertou o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês).

Hoje a temperatura global é, em média, 1,1 graus mais alta que no período pré-industrial (1850-1900). Desta forma, alcançaremos aumento de 1,5 graus em 2040, de 2 graus em 2060 e de 2,7 em 2100.

Recorde-se que o objetivo fixado no Acordo de Paris (reduzir para menos de 2 graus), está assim longe de ser concretizado. No cenário mais pessimista, o relatório aponta para a duplicação das emissões de dióxido de carbono e outros gases com efeito de estufa em meados do século. O aumento poderia alcançar níveis catastróficos, em torno dos 4 graus em 2100.
Cada grau de aumento faz antever cerca de sete por cento mais de precipitação em todo o mundo, o que pode originar um aumento de tempestades, inundações e outros desastres naturais, avisa o IPCC.

No sentido inverso, a melhor hipótese considerada pelos peritos, em que se atinge a neutralidade carbónica (emissões zero) em metade do século, o aumento de temperatura seria de 1,5 graus en 2040, 1,6 graus em 2060 e baixaria para 1,4 graus no final do século.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *