Distrito do Porto

Funcionárias da Santa Casa da Póvoa de Varzim denunciam casos sarna e baratas nas instalações

Várias funcionárias da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, e um dos sindicatos, denunciaram esta segunda-feira, que permanecem os “casos da sarna e uma praga de baratas na instituição”.

Numa ação de protesto realizada esta manhã pelo CESP (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços), foram cerca de 20 pessoas que protestaram as condições laborais, exigindo melhores salários e direitos e que denunciaram as alegadas questões sanitárias.

“Além das péssimas condições de trabalho, continua a haver um problema grave de saúde, devido à escabiose, também conhecida por sarna. Já é a segunda ou terceira vez que o surto acontece. Começou há meio ano, com mais de 20 casos entre trabalhadores e utentes, e surgiu de novo”, referiu Marisa Ribeiro, coordenadora do CESP.

De acordo com o Jornal de Notícias, a sindicalista afirma que “a cada dia que passa há um novo caso”, entre funcionários e utentes, garantindo que, atualmente, “mais de 15 trabalhadores estão com sarna” e apontando inação por parte dos responsáveis da instituição.

“Continua a haver um número elevado de trabalhadores e de utentes com a doença e a Santa Casa não faz nada. Mais de 15 trabalhadores estão com sarna e alguns tiveram de recorrer à baixa médica, quando devia ser o seguro de saúde da instituição que devia assumir”, acrescentou.

No entanto, o provedor da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, rebateu as acusações feitas pelas funcionárias e sindicatos.

“A questão das baratas está mais do que ultrapassada. A empresa que nos faz a desinfestação diz que a situação está controlada e que os últimos relatórios não detetaram a presença desses insetos. A praga está controlada”, referiu à Agência Lusa, Virgílio Ferreira.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *