Covid-19Mundo

Fronteiras espanholas fechadas para Portugal até 16 de abril

Espanha vai manter, até pelo menos até 16 de abril, os controlos na fronteira com Portugal por causa da situação epidemiológica da covid-19 em ambos os países, segundo uma decisão publicada hoje no boletim oficial do Estado espanhol.

«A situação epidemiológica em Espanha e Portugal aconselha à manutenção de medidas preventivas de restrição de mobilidade no interior do território e, correspondentemente, após consultas com as autoridades portuguesas, decidiu-se manter os controlos na fronteira interior terrestre entre ambos os países para além da Semana Santa», lê-se na ordem do Ministério do Interior espanhol.

Na quinta-feira, quando apresentou ao país as medidas de descondinamento, António Costa, já tinha dito que a fronteira ibérica terrestre continuaria fechada «com aquelas exceções que são conhecidas e têm vindo a ser praticadas», sem avançar datas para a reabertura.

A fronteira com Espanha está fechada desde 31 de janeiro e só podem passar nos pontos autorizados os transportes internacionais de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços e sazonais documentados, veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.

No diploma do Ministério do Interior espanhol considera-se que o prolongamento do fecho da fronteira é «uma medida proporcional à gravidade da situação e é congruente com as medidas adotadas no interior do território espanhol».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *