CulturaHistoriaSesimbra

Freguesia de Santiago com quase meio milénio de existência

A freguesia de Santiago, onde podemos encontrar a vila de Sesimbra, comemorou o seu 487° aniversário. Este aniversário aconteceu no dia 7, em plena Páscoa. A Fortaleza de Santiago recebeu uma tarde repleta de cultura, música e muita alegria. A música esteve a cargo da orquestra Zana Batuta (que tem a sua sede em Santana) e a dança barroca foi feita com os Charameleiros. Este grupo de dança transportou os presentes para as épocas palacianas mais próximas do período da formação desta freguesia.

Durante a cerimónia oficial, foi distinguido a Associação Externato Santa Joana (que também já recebeu o Prémio Espichel) e foram relembrados três pescadores que morreram há mais de cem anos após terem feito greve por quererem melhores salários. Esta junta, que se aproxima a passos largos de ter quase meio milénio de existência, foi fundada em 1536. Desde a bela Piscosa referida nos Lusíadas até terra que hoje conhecemos e encanta cada vez mais turistas, muito aconteceu nos últimos cinco séculos onde esta população ribeirinha evoluiu, mas muitos dos seus valores, tradições e património mantem-se quase inalterados.

Quem chega a esta freguesia é recebido por monumentos grandiosos, como é o caso da fortaleza de Santiago (que leva o nome do local que a recebe), mas também um dia-a-dia popular com idas ao café ou passeios junto ao mar. Este espelho azul sempre marcou de forma bastante estrita a vida desta vila que nasceu no castelo, mas fez-se graças às ondas do mar.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *