Distrito de SetúbalPalmela

Fórum Turismo Palmela juntou 200 participantes. Território da Arrábida foi ressalvado

“Retoma Turística – Estratégia | Inovação | Futuro” – foi o mote do Fórum Turismo Palmela, que se realizou no passado dia 16 de novembro, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, e que juntou cerca de 200 pessoas.

A programação subdividiu-se em três painéis distintos, sendo eles “Estratégia de Desenvolvimento Turístico na Região da Arrábida”, “A Cooperação como Elemento de Retoma do Turismo” e “Estratégias e Sinergias – Uma visão integrada para o Futuro”.

Álvaro Amaro, presidente do Município de Palmela, reforçou o papel preponderante das parcerias, com oradores regionais e nacionais presentes, como “bom exemplo de estratégia com vista à retoma turística”.

“O trabalho em rede e esta forma de construir de forma coletiva e participada é parte integrante do ADN deste concelho, no setor do turismo e, de forma transversal, nas mais diversas áreas de atividade”, ressalva o autarca.

Há que referir a “importância dos “municípios vizinhos do Território Arrábida (Setúbal e Sesimbra)”, mas também de todas as outras regiões portuguesas ou estrangeiras, como “via quer da cooperação para o desenvolvimento”.

A marca “Palmela Conquista” foi também sublinhada como integrada em “quatro grandes conceitos: história e património, experiências únicas, tesouro natural / qualidade de vida e modernidade, prestígio e futuro”.

Para o concelho de Palmela, aposta-se em “cinco produtos turísticos” como “estratégia de desenvolvimento” – Enoturismo, Turismo Cultural, Turismo de Natureza, Golfe e o produto turístico ligado ao Caminho da região referente à Ordem de Santiago.

O Território da Arrábida esteve, assim, em destaque, com o vereador Luís Miguel Calha a apresentar “Arrábida, Cooperação, Inovação e parcerias criativas. Estratégia de desenvolvimento turístico sustentável”.

Cinco investimentos, numa parceria com Setúbal e Sesimbra, perfazem um total de 4 milhões de euros nos projetos da “criação de circuitos de observação e fruição da natureza (Serra do Louro ao Cubo)”, na “qualificação de sítios arqueológicos (grutas de Quinta do Anjo e Alto da Queimada)” e também na “criação de um Centro de Interpretação no Espaço Fortuna” na
“intervenção no Castelo de Palmela para criar acessibilidades para todos e a recriação do episódio histórico Almenara”.

O Fórum foi organizado com o apoio da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal e da ERTRL – Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

Vários representantes de entidades e autarcas congratularam o município pelo evento e a preocupação com uma visão do turismo com “formação”, “união”, “resiliência” e “cooperação”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *