Cultura

Fórum Luísa Todi dá palco ao “Encontro da Cultura na Região de Setúbal”

O Fórum Luísa Todi recebeu, esta sexta-feira, o “Encontro da Cultura na Região de Setúbal” que reuniu um leque variado de convidados para uma discussão sobre a atual situação do setor cultural do distrito.

O evento promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) teve como objetivo celebrar a cultura, enquanto potenciadora do desenvolvimento regional e nacional, com principal destaque para o trabalho que tem sido realizado ao nível artístico e autárquico no território.

Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal de Setúbal, esteve presente para realçar o caráter distintivo da região “ao longo de quase 50 anos, pela quantidade de pessoas diferenciadas e pelo papel das autarquias em permitir que tal aconteça”. Esta dualidade de forças foi igualmente reforçada por um conjunto de testemunhos que garantem a preocupação crescente dos municípios em aliar a participação dos habitantes às decisões tomadas pelo poder autárquico.

As marcas implementadas no setor, após o período pandémico, também não deixaram de ser evidenciadas e Héctor Pose, professor da faculdade de Educação, garantiu que, neste momento, “o território deve ser comparticipado e não só pelas Câmaras e Autarquias”. O apoio do Estado “deve estar continuamente presente” e, nas palavras do Presidente do Conselho Diretivo da AMRS, Rui Garcia, este “continua a ter graves lacunas”. O desenvolvimento de “verdadeiras políticas públicas em que a sociedade se reveja” e a “valorização da cultura em oposição da rentabilidade” também foram aspetos apontados como fulcrais, ao longo da discussão.

Em unanimidade, os oradores concluíram que a resposta para a atenuação das desigualdades no campo cultural “não é apenas a redução do preço dos bilhetes” que dão acesso a um espetáculo, é necessário existir uma “mudança da visão da cultura e dos seus públicos” para que toda a população se sinta convidada a participar.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *