AgendaDistrito de Setúbal

Forte de Albarquel com concertos e conversas entre Junho e Novembro

Um novo programa cultural organizado pela Câmara Municipal de Setúbal leva ao Forte de Albaquel, entre junho e novembro, concertos com vários ritmos musicais e conversas sobre o património, todos com entrada gratuita e início às 21h00.

O ciclo de concertos “Música no Forte” começa a 4 de junho com uma atuação de Orlanda Guilande, artista que alia a paixão e o sentimento de uma fadista, o poder de uma cantora soul e gospel e a improvisação do jazz com os ritmos africanos.

No dia 11 decorre um concerto dos Seiva, banda de Vasco Ribeiro Casais, Joana Negrão e Rita Nóvoa escolheu Setúbal para apresentar o segundo disco “Murmúrios e outros Rumores”, trabalho de histórias com uma perspetiva feminina antiga e atual.

Junho reserva ainda, a 24, um espetáculo com o Jazz Solaris Quarteto, formação de João Vaz Pinto, Aurélien Vieira Lino, Pedro Teixeira e Luís Gaspar que se apresenta com um reportório com temas jazz e ritmos latinos.

A programação de julho, com dois concertos, começa no dia 9 com uma atuação dos Arrábida World Music Collective, banda com mais de quinze músicos que explora sons e tradições de países dos Balcãs.

Segue-se, a 23, um espetáculo com Anastácia Carvalho, cantora de origem são-tomense que proporciona uma noite musical no Forte de Albarquel com ritmos africanos em cruzamento com o jazz.

O “Música no Forte” prossegue em agosto, no dia 13, com a atuação de Mariana Oliveira, jovem fadista cujas composições são inspiradas na temática “Da voz do mar ao mar da voz”.

A 20, há Roda de Samba com Helton Arruda, a cargo da banda H1 Roda de Samba, liderada pelo antigo guarda-redes de futebol Helton, com um reportório que atravessa o pop, o rock e a bossa nova.

Já em setembro, a 17, o Forte de Albarquel recebe o duo Renato Sousa & Inês Góis, para um concerto de voz e guitarra que leva o público numa viagem sonora intimista pelo jazz, pop, soul, bossa nova e clássicos da música portuguesa.

A programação do ciclo “Música no Forte” culmina a 1 de outubro com um concerto de Salomé Caldeira, artista que se apresenta na voz e no piano para partilhar ritmos da soul, pop e r&b.

Além do programa musical, o Forte de Albarquel dinamiza um novo ciclo de conversas intitulado “Valorizar(os) Património(s)”, com três encontros mensais a realizar em setembro, outubro e novembro.

“Acompanhamento arqueológico da intervenção de estabilização da encosta de S. Filipe, Fase 1” dá tema ao primeiro encontro, a 23 de setembro, conduzido pelo arqueólogo responsável por aqueles trabalhos António Carneiro.

Segue-se, a 7 de outubro, o encontro com o tema “A Gruta da Figueira Brava e o Homem de Neanderthal”, com o investigador João Zilhão a abordar a importância deste local arqueológico no contexto europeu.

A 4 de novembro, a conversa é sobre as “Ruínas Romanas de Troia. Entre a Preservação e a Divulgação”, com a arqueóloga Inês Vaz Pinto a falar sobre antigo complexo de produção de conservas de peixe do império romano ocidental.

Os eventos dos ciclos “Música no Forte” e “Valorizar(os) Património(s)”, sempre com início às 21h00, são de entrada gratuita.

Setúbal | Observação de borboletas nocturnas da Arrábida no Alambre

O YMCA Camp Alambre, em Setúbal, vai receber uma actividade de observação de borboletas noturnas da Arrábida, destinada a amantes da natureza, famílias e estudantes de Biologia, a 4 de junho, das 21h30 às 23h00.

Organizada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em parceria com o Clube XZen e com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e do YMCA Camp Alambre, a ação, intitulada “Borboletas da Noite”, é de participação gratuita, mas com inscrição obrigatória, para um máximo de 20 pessoas.

Os participantes na atividade vão acompanhar o trabalho de um entomólogo (especialista em insetos) e descobrir algumas das borboletas noturnas da Arrábida, numa sessão que, segundo a SPEA, tem como objetivo contribuir para “o aumento do conhecimento da biodiversidade” do local e, a longo prazo, pode “ajudar a perceber e a resolver problemas na saúde dos ecossistemas”.

Aos participantes, que devem inscrever-se até 3 de junho, véspera da realização da iniciativa, em https://forms.gle/9nWQyJdpAM8Xwhe59, é recomendada a utilização de roupa e calçado confortáveis e de repelente contra mosquitos.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *