Desporto

Formula 1 em Portugal poderá ter um impacto de 100 milhões de euros

Agora que passagem da Formula 1 por Portugal foi confirmada, esta pode gerar um impacto económico a rondar os 100 milhões de euros, estima o economista Paulo Reis Mourão, autor do famoso livro “The Economics of Motorsports: The Case of Formula One”, onde apresenta uma pesquisa sobre a economia à volta da F1 desde o seu início, em 1950.

Paulo Mourão diz à Lusa que “por cada prova não realizada em definitivo, podemos dizer que houve menos 100 milhões em média de receitas para os agentes envolvidos na organização e promoção. Para provas adiadas, mas realizadas, no mínimo 30 milhões de euros estão associados a prejuízos pelo adiamento e pela indefinição de bilheteira”.

No entanto, os valores vão depender de vários fatores. “O impacto direto [em Portugal], sem público, será algo entre 30 a 50 milhões de euros (num período até ano e meio a dois anos após a prova). Indireto (somando emprego criado, rendimento adicional, receitas fiscais, efeito multiplicador e promocional), e considerando a dimensão de Portugal, em contexto pandémico, pode ir até mais 40 a 50 milhões de euros”, considera o economista.

“Com público, podemos ter mais 20 a 30 milhões de euros”, atira Paulo Mourão. A prova regressa a Portugal no dia 25 de outubro, com a corrida a ter lugar no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *