Distrito de LisboaPaís

Forças Armadas apresentam plano para promoção da igualdade

O plano que prevê esta medida vai ser hoje apresentado pelo ministro da Defesa Nacional, com 30 medidas a concretizar até 2021.

Destaca-se assim a criação da figura do “conselheiro de género” em cada ramo militar e no Estado-Maior-General das Forças Armadas, que reportará diretamente aos chefes militares.

Segundo fonte da defesa Nacional, citada pela agência Lusa, o Ministério da Defesa já têm pessoal a desempenhar este tipo de funções, visando a promoção da igualdade mas não em exclusividade e com poderes limitados, segundo fonte da Defesa Nacional.

O plano vai ser apresentado numa cerimónia no Museu de Marinha no âmbito do Dia Internacional da Mulher e prevê a elaboração de um “código de boa conduta para a prevenção e combate ao assédio nos locais de trabalho” e de um “guia da profissão militar”.

Outras medidas incluídas neste plano são a utilização de “linguagem não discriminatória nos documentos e discursos oficiais” e a realização de um estudo sobre as dificuldades de incorporação e retenção de mulheres na instituição militar.



O plano prevê ainda a criação de equipamentos e estruturas de apoio à infância, como creches e jardins de infância e um curso de formação de formadores para a Igualdade e a inclusão.

ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *