Montijo

Folclore e produtos de Canha na iniciativa ‘Nosso Mercado’

É com o Rancho Folclórico Etnográfico de São Sebastião da Freguesia de Canha e com produtos artesanais daquela localidade que tem continuidade este sábado, 3 de agosto, às 11h00, no Mercado Municipal do Montijo, o projeto de dinamização cultural “O Nosso Mercado”.

O Rancho Folclórico e Etnográfico de São Sebastião Danças e Cantares da Freguesia de Canha foi fundado em 25 de janeiro de 2014. Com cerca de 55 elementos, o grupo pretende representar os aspetos sociais e da vida de trabalho no campo, nas grandes casas agrícolas que existiam em Canha, que acolhiam os patrões (grandes senhores das herdades) e o pessoal de trabalho, permanente ou sazonal.

Os trajes retratam os finais do século XIX, princípios do século XX. As músicas e letras focam aspetos do namoro, da vida no campo, da própria vila de Canha, entre outros. As letras foram recolhidas junto das pessoas mais idosas, que ainda se lembram das cantigas que cantavam no trabalho ou a caminho dele, que as raparigas cantavam para os rapazes ou os rapazes cantavam para as raparigas.

Para lá da atuação deste Rancho, a vila de Canha vai estar, ainda, representada pelos produtos da marca “& há Mais”. Licores, doces, bolachas e outros produtos artesanais produzidos com a melhor fruta, ervas aromáticas e outros ingredientes locais, que são comercializados pela Santa Casa da Misericórdia de Canha.

No âmbito do projeto “O Nosso Mercado” está patente no espaço a exposição de fotografia “Montijo também é Campo”, dedicada à avifauna do concelho, assim como uma mostra etnográfica com trajes tradicionais do Rancho Folclórico e Etnográfico «Os Águias Negras» do Alto Estanqueiro e do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Sebastião Danças e Cantares da Freguesia de Canha.

“O Nosso Mercado” procura evidenciar o Mercado Municipal enquanto espaço aberto ao lazer e à cultura, aliando a socialização ao ato de comprar, numa relação de constante proximidade com a comunidade.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *