AlmadaCulturaSociedade

Foi inaugurada em Vale Figueira a Loja Circular da CMA

No dia 25 de novembro, foi inaugurada a loja circular da Câmara Municipal de Almada, uma iniciativa que foi criada no âmbito da “Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre de 19 a 27 deste mês, uma ação da União Europeia na qual os estados membros são desafiados a desenvolverem iniciativas para redução da produção de lixo.”, tal como é afirmado pela CMA no seu Website.

Deste modo a loja circular da CMA, foi inaugurada nos estaleiros municipais de Vale Figueira, localizados perto do Parque Multiusos da Sobreda, de forma a envolver a população numa troca mais consciente de roupa, visto que a indústria têxtil é uma das mais poluentes a nível mundial, sendo mesmo a 2ª que gasta mais água.

A Câmara Municipal de Almada indica no seu website que esta loja circular tem como “objetivo principal dar uma nova vida a coisas que temos em casa, em bom estado, e não têm uso.”, e que “o próprio espaço serve de exemplo, já que se trata de um contentor abandonado na via pública que ganhou uma nova vida, num trabalho conjunto de diferentes serviços.”.

Na loja circular de Vale Figueira, serão aceites objetos tais como brinquedos, jogos, roupa, calçado, roupa, entre outros, que poderão ser utilizados em formato de pontos para adquirir outros produtos em loja, no entanto, para conseguir os pontos será necessário depositar os artigos na loja circular, tal como é mencionado pela Câmara Municipal de Almada.

Esta iniciativa, no entanto, ainda não está disponível para a população almadense, visto que ainda se encontra numa fase embrionária, e neste momento apenas é acessível e utilizada pelos trabalhadores da CMA. Porém, o objetivo da CMA, é poder propagar o crescimento e o sucesso da Loja Circular, para que a população almadense possa usufruir deste projeto ambiental e sustentável.

A presidente Inês de Medeiros, em declaração ao website da CMA sublinhou que “é bom sentir a comunidade dos trabalhadores da Câmara Municipal de Almada, empenhada em revalorizar algo que é essencial”.

Este projeto parece reforçar o desejo da Câmara Municipal de Almada em apostar em práticas amigas do ambiente, seja em comunidades energéticas, tal como o projeto promovido pela Sun4all e a AGENEAL (Agência Municipal De Energia de Almada), o Horizonte 2020, que atua no Bairro dos 3 vales, no Monte da Caparica, que se trata de um conjunto de urbanizações que utilizam a energia solar de forma a construir uma comunidade completamente autossustentável a nível energético.

Igualmente, a CMA, promoveu várias sessões ambientais, tal como “Comunidades de energia- apresentação do guia prático”, entre outras, de forma a sensibilizar a população almadense sobre as vantagens das comunidades energéticas e quais são os hábitos para desenvolver para uma sociedade sustentável.

A Câmara Municipal de Almada, continua a apostar em projetos sustentáveis de forma a manter a enriquecer o conhecimento dos municípios face aos possíveis perigos ambientais, e promover práticas amigas do ambiente em prol de um Município mais limpo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *