País

Foi assinado o protocolo de colaboração no âmbito da implementação do Estatuto do Cuidador Informal

A parceria contra com a colaboração da ANAFRE e ISS

No passado dia 1 de julho de 2022, o Instituto da Segurança Social (ISS) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) assinaram o protocolo de colaboração para articulação no âmbito da implementação do Estatuto do Cuidador Informal.

A assinatura foi realizada durante uma secção que contou com a presença da secretária do Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, o Presidente da Associação Nacional de Freguesias, Jorge veloso, e da Vogal do Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social, Sofia Carvalho.

O protocolo assinado tem em vista através das juntas de freguesias, garantir o apoio de proximidade e acompanhamento personalizado para quem mais precisa. Principalmente na divulgação da medida, no apoio à apresentação dos pedidos de reconhecimento do estatuto e submissão dos mesmo pela Segurança Social Direta, na disponibilização de espaços para o desenvolvimento dos Grupos de Autoajuda e no apoio à procura de emprego, findos os cuidados prestados à pessoa cuidada.

A Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes afirmou que “Para garantirmos uma maior sinalização e acesso ao direito de potenciais cuidadores informais, esta articulação e ação concertada com as freguesias é fundamental, pela proximidade territorial destas com as populações locais, promovendo-se uma maior proteção dos seus direitos e um maior reconhecimento social do papel que desempenham na sociedade.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *