Saúde

Foi ao hospital com dor e comichão nos ouvidos e extraíram-lhe larvas carnívoras

O caso é, no mínimo, insólito, e vem descrito num artigo publicado em Novembro por dois médicos portugueses, Catarina Rato e Gustavo Lopes, no New England Journal of Medicine, revela o Jornal de Notícias na edição desta quarta-feira.

Um homem de 64 anos deu entrada nas urgências do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, distrito do Porto, com um quadro de “dor, comichão e uma hemorragia na orelha esquerda”. Feitos os devidos exames, o homem tinha, afinal, o canal auditivo infestado por larvas carnívoras, da ordem diptera – miíase auricular.

Os médicos descobriram várias larvas no ouvido do paciente e, para remover os vermes, recorreram a um aspirador e a fórceps. Depois de extraídos do canal auditivo, que teve de ser irrigado “para expelir quaisquer organismos remanescentes”, os médicos identificaram, em exames adicionais, que parte do tímpano do homem tinha sido perfurado pelos insectos.

“O paciente foi tratado com antibacteriano tópico e sistémico para prevenir infecção secundária e foi encaminhado ao serviço de otorrinolaringologia para possível timpanoplastia. Sete dias depois, os sintomas desapareceram”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *