AtualidadeBarreiro

Foco de covid19 no lar de S. José, Proteção Civil do Barreiro garante não existir perigo na comunidade

O surto verificou-se no Lar de São José, da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, e 3 utentes tiveram de ser internados no hospital, sendo que um desses internamentos não está ligado ao vírus, embora tenha testado positivo, mas teve um acidete e partiu uma perna.

A Santa Casa da Misericórdia do Barreiro conta com quatro valências, com um total de 250 utentes e 350 funcionários, sendo que o Lar de São José tem neste momento, segundo a Provedora Sara de Oliveira, 84 utentes.

Sara de Oliveira assegurou à RTP que “a situação está sob controlo” embora não avance com números concretos sobre os funcionários e utentes com casos positivos.

“Temos um dos espaços dedicados apenas aos positivos, e outros utentes estão em isolamento profilático. Neste momento todos se encontram  nos seus quartos e com monitorização diária, de todos  os utentes” e a Provedora lamentou ainda “a falta de enfermeiros para acompanhar os utentes no Lar”.

Nesta altura as visitas aos utentes, que já decorriam apenas com marcação e com medidas de segurança, estão suspensas.

O coordenador da Proteção Civil Municipal, Hugo António, emitiu também uma mensagem na qual garante que «a situação não é generalizada e está contida apenas a 1 das 4 instalações (Lar de São José).

A grande maioria dos infectados estão assintomáticos, encontrando-se apenas 3 utentes hospitalizados (1 por motivo não relacionado com a infeção).»

Hugo António frisa ainda que «desde o primeiro momento que o presidente da Câmara e a Comissão Municipal de Proteção Civil tiveram conhecimento e estão articulados para dar resposta às necessidades que sejam identificadas seja pela Provedora, Autoridade de Saúde e Segurança Social, estando também articulado com o patamar Distrital que efetua o respetivo acompanhamento;

Foi efetuada uma visita pela Autoridade de Saúde e reorganizada a Estrutura conforme o percunizado pela DGS e foram tomadas as respetivas medidas para que o surto fique contido nessa instalação e neste momento não existe perigo para a transmissão na comunidade barreirense tendo sido também anuladas as visitas aos utentes.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *