Mundo

Finlândia pretende construir muro em zona fronteiriça com a Rússia

O Governo Finlandês propôs gastar cerca de seis milhões de euros na construção de uma vedação parcial junto à fronteira leste com a Rússia, medida tomada como processo de um projeto piloto. 

O valor está previsto no orçamento suplementar do país que foi apresentado pelo Governo no passado dia 27 de outubro. O financiamento antecipa cobrir uma área com cerca de 3 quilómetros de comprimento ao longo da fronteira entre os dois países.

Krista Mikkonen, ministra do Interior do país, revelou que se o projeto for bem sucedido, no decorrer do próximo ano será investido mais dinheiro na construção de novas barreiras em zonas fronteiriças com o país liderado por Vladimir Putin.

Apesar da aprovação geral do plano estipulado pelo governo finlandês, o projeto também atraiu algumas críticas. O chefe da unidade de análise de risco da Guarda de Fronteira, Mikko Lehmus, descreveu a estratégia irreal a nível de custos. Jussi Laine, pesquisador do Karelian Insitute referiu que esta medida pode alimentar o tráfico humano e colocar em risco milhares de vidas.

De acordo com o jornal local Yle, a Ministra reforçou a sua opinião dizendo que só assim será possível aumentar a segurança junto à fronteira.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *