País

Fim da onda de calor à vista? Agradeça à ‘Dina’

Portugal está a atravessar a primeira onda de calor deste ano, com temperaturas a ultrapassarem os 40.ºC durante mais de três dias, situação que irá perdurar, pelo menos, até à próxima terça-feira.

Perante este cenário, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sob alerta laranja, até dia 14 de Junho os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, e sob alerta amarelo os distritos de Vila Real, Viseu, Coimbra, Santarém e Setúbal.

A partir de quarta-feira, 15 de junho, e segundo o site de meteorologia Meteo Trás os Montes, uma DINA irá trazer a normalização das temperaturas, mas também uma elevada instabilidade.

Uma DINA é uma bolsa de ar frio, que «irá soltar-se da circulação geral da atmosfera e colocar-se a oeste de Portugal Continental, ar frio em altitude que aliado ao muito calor acumulado na Península irá destabilizar a atmosfera, em forma de trovoadas, irregularmente repartidas e com possíveis episódios de granizo e rajadas de vento, em especial no Norte e Centro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *