Distrito de Lisboa

Filipa Roseta visita Bruxelas para conhecer projetos no âmbito da habitação

A vereadora da Câmara de Lisboa foi conhecer o Community Land Trust Brussels

Filipa Roseta, vereadora da habitação visitou, em Bruxelas, o premiado modelo de habitação Community Land Trust Brussels (CLTB), no âmbito da pesquisa de modelos colaborativos de produção de habitação acessível que possam ajudar a reinventar o movimento cooperativo em Lisboa.

Entre os passados dias 22 e 24 de junho, a vereadora conheceu soluções colaborativas baseadas na promoção de habitação a baixo custo por meio da transferência de propriedade para as comunidades. Evento onde podem concorrer todos projetos de financiamento nacional e europeu. 

Nos últimos cinco anos, o projeto CLTB concluiu cinco obejtivos, abrigando cerca de 450 pessoas em 103 casas. As casas são 20-50% mais acessíveis do que as do mercado livre. Com o apoio do Governo Regional da capital, e em colaboração com associações locais, o CLTB desenvolve, assim, projetos habitacionais localizados em terrenos pertencentes à Fundação Community Land Trust Brussels.

Filipa Roseta ainda visitou o projeto de desenvolvimento local Molen Geek, uma iniciativa com impacto social inserida no bairro social Molenbeek-Saint-Jean, região que possuía até há alguns anos uma grande taxa de desemprego jovem. Através da capacitação digital, mais de 3000 jovens desenvolveram soft skills que lhes permitem entrar mais facilmente no mercado de trabalho.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *