DestaqueMoita

Filas de madrugada e AVC em profissionais caracterizam saúde na Baixa da Banheira

A Comissão de Utentes da Saúde da Baixa da Banheira alerta para um problema que se tem vindo a agravar desde julho de 2022 no que respeita ao acesso a cuidados de saúde.

Através das redes sociais, a Comissão de Utentes da Saúde da Baixa da Banheira deu conta das «grandes dificuldades no centro de saúde local, com utentes a terem de formar filas de madrugada para tentar marcar uma consulta».

José Fernandes assina a nota publicada na página da Comissão de Utentes, na qual refere que «desde julho passado, 6 médicos deixaram de aqui prestar serviço, o que fez aumentar substancialmente o número de Utentes sem médico de família. Como já temos referido, dos 29740 Utentes inscritos, apenas 10.003 têm médico de família atribuído, o que faz com que todos esses estejam a ser atendidos apenas pelos médicos contratados com 40 horas semanais. Apenas 40 horas de consultas por semana para 20.000 Utentes!».

Segundo a Comissão, para que seja possível obter uma consulta «os utentes têm que ir para a porta do Centro de Saúde formar filas de espera logo a partir das primeiras horas da madrugada, muitas vezes sem o conseguirem… e têm que voltar em dias sucessivos.

O descontentamento é muito grande. Mas isso deve ser virado para aqueles que têm o dever e a obrigação de cá colocar os 12 médicos e os 8 enfermeiros em falta. Para os que ainda a semana passada propagandeavam que abriram concurso para admitir novos médicos.

Uma coisa é abrir concurso, outra é colocar cá na Baixa da Banheira os profissionais de saúde em falta, com todas as condições de progressão das suas carreiras, com salários justos e com condições de trabalho.»

A Comissão desculpa «os profissionais aqui ao serviço no nosso Centro de Saúde estão impotentes para resolver todos os problemas dos Utentes e não são eles os culpados da situação, embora sejam eles que são confrontados com a reclamação diária de todos».

Sobre a pressão exercida nos profissionais, refere ainda o caso ocorrido com uma profissional da UCSP «que devido à grande pressão a que esteve sujeita, sofreu um AVC que lhe ia retirando a vida, sendo reanimada e salva pelo rápido socorro da equipa de enfermagem e depois pelo transporte ao Hospital de Setúbal, onde julgamos ficou internada».

A esta profissional deixam «os nossos votos de rápida e total recuperação» e aos «restantes profissionais de saúde solicitamos muita paciência e muita perseverança na função que desempenham no atendimento aos Utentes da Baixa da Banheira».

Já aos utentes, a Comissão solicita «a máxima calma, mas também toda a força na Luta organizada pela reivindicação ao Ministro da Saúde dos nossos direitos: os melhores acessos aos cuidados de saúde de qualidade e prestados em tempo oportuno».

Como reivindicações, apontam «a urgente colocação dos 12 médicos e dos 8 enfermeiros de saúde familiar em falta na UCSP da Baixa da Banheira; a execução das obras de conservação da UCSP; o reinício das obras de conclusão do Nosso Novo Centro de Saúde DR. Raul Coelho».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *