AtualidadeDistrito de SetúbalMoita

Festas da Moita 2021 com 10 dias de música e tradições

As tradicionais Festas da Moita, em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem estão de volta, e este ano com algumas novidades sobretudo no que toca aos espectáculos.

O certame vai decorrer entre os dias 10 e 18 de setembro, e de acordo com Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal da Moita, “será possível ter um pouco mais de liberdade, e por isso novidades, comparando com a edição do ano passado”. Na apresentação do evento, o autarca enalteceu “a confiança nas pessoas no cumprimento das normas de segurança”, porque só assim “será possível ter as festas, as tradições e ter segurança nos eventos”.

No que toca a novidades, os espectáculos são sem dúvida o prato forte: os concertos vão decorrer no recinto do Mercado Mensal, com bilhetes gratuitos atempadamente adquiridos no espaço da Comissão de Festas, sito na Praça da República. De acordo com a organização, “os eventos estão devidamente preparados segundo as normas da DGS, e por isso implicam a reserva de lugares para estes poderem ser limitados e controlados”.

A primeira noite de Festa contará com Xutos & Pontapés em palco, a que se seguirão nomes como Syro, Paulo Flores, Quim Barreiros e Ricardo Ribeiro, que encerrará o certame. Nuno Carvalho da Comissão de Festas fez questão de frisar que “estes nomes são os mesmos que estavam contatados para a edição de 2020”.

Como não poderia deixar de ser a vertente tauromáquica está também presente nas Festas da Moita, onde habitualmente decorre a Feira Taurina, “uma das maiores do país”,lembra Nuno Carvalho, que acrescentou que do certame farão parte 3 Corridas de Touros e ainda uma Novilhada.

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem são também reconhecidas pela Benção dos Barcos, que estarão engalanados no Cais de Embarque na zona ribeirinha da Moita, e pela montagem do arraial minhoto que decora as ruas da vila. Nuno Carvalho sublinha que “este ano a organização optou por um arraial diferente, mais ecológico e igualmente colorido fazendo alusão às tradições locais”.

Sublinhe-se ainda a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa viagem, considerado o ponto alto das festividades que, tal como no ano passado, irá percorrer algumas ruas da vila da Moita transportada num carro dos Bombeiros. De acordo com o Padre Sílvio Couto, este ano “a novidade é que a passagem da imagem de Nossa Senhora se estenderá à Barra Cheia, para além de percorrer mais algumas artérias no centro da vila”.

De acrescentar que em alguns locais a Procissão será também acompanhada pela Banda Filarmónica da Moita.

O programa completo das Festas da Moita 2021 está disponível no site da Autarquia, bem como nas redes sociais da Câmara Municipal e Comissão de Festas. Veja também o vídeo de apresentação do certame aqui.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *