AgendaAlmadaCulturaSobreda

Almada|Festa do pensamento no Solar dos Zagallos

Solar dos Zagallos recebe a Festhink nos dias 11 e 12 de Junho

No fim de semana de 11 e 12 de junho, o Solar dos Zagallos, na Sobreda, recebe a Festhink – festa do pensamento, que convida o público a debater variados temas como a crise climática, a justiça social, a democracia ou o racismo, através da música, poesia, leitura dramática e oficinas.

O evento faz parte do New European Bauhaus Festival e tem como objectivo celebrar uma das principais características da humanidade: a faculdade de pensar. Esta é uma iniciativa da União Europeia com iniciativas em vários países e, que reúne pessoas de todas as esferas da vida para debater e moldar um futuro mais sustentável


Através do diálogo, público de todas as idades é convidado a debater com filósofos, atores, músicos, arquitetos e jornalistas, temas tão profundos, que se tornaram parte do nosso quotidiano

A crise climática, a justiça social, o racismo ou a democracia serão temas de reflexão conjunta na FesThink, que pretende fazer do diálogo o centro das relações sociais. O objetivo é contribuir para a disseminação do pensamento crítico na sociedade, como ação política, mas também como forma de usufruto.

O programa é multifacetado e vai ter como protagonistas Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional das Artes, João Constâncio, professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, José Carlos Barros, arquiteto e escritor premiado, Nuna Livhaber, ativista interseccional e artista multidisciplinar, Sofia Guedes Vaz, filósofa do ambiente, Bartholomew Ryan, filósofo e músico, e elementos da Academia de Música de Almada. Pode conhecer todos os convidados aqui.

A programação arranca com uma palestra, mas invade os jardins e é entrecortada por música, leituras, poesia e muitas outras dinâmicas.

Mirna Queiroz, directora da festival, revela que estes dois dias da Festa serão apenas o início de um projeto que quer envolver a comunidade de Sobreda ao longo do ano, levando a uma nova Festa em 2023.

«O que define a FesThink é a ideia de “Refazer o mundo”», tal como o tema indica, fazendo-o a partir da cidade, do bairro, da escola, de casa, seguindo uma lógica que privilegie as relações nas suas múltiplas dimensões, sem perder de vista a urgência do presente.

Consulte aqui toda a programação do Festhink


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Siga-nos no Feedly, carregue em seguir (follow)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.