Distrito de Setúbal

‘Festa do Manel da Horta’ em mais uma edição ‘Tradição, Sabores e Aromas de Azeitão’

Gastronomia, artesanato, música, jogos tradicionais, atividades para crianças e workshops preenchem, entre sexta-feira e domingo, mais uma edição do evento ‘Tradição, Sabores e Aromas de Azeitão’, em Vila Nogueira de Azeitão.

A tradicional Festa do Manel da Horta, organizada pela Junta de Freguesia de Azeitão com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, recria, no rossio de Vila Nogueira, a vida no campo e o espírito de aldeia.

As tasquinhas gastronómicas e uma mostra de produtos locais e da Serra da Arrábida, como vinho, queijos, mel, doçaria e produtos hortícolas, estão em destaque no certame, de entrada gratuita, que abre as portas na sexta-feira, às 17h00.

A inauguração oficial tem lugar às 20h00 e, às 21h30, há um espetáculo musical pela Orquestra Típica e Cantares de Azeitão.

O programa da festa ‘Tradição, Sabores e Aromas de Azeitão’ contempla, igualmente, um conjunto de atividades dirigidas a crianças de sensibilização para as questões ambientais.

Sábado e domingo, às 10h30, realiza-se o jogo lúdico-pedagógico “Corrida ao Lixo” e, às 11h30, também nos dois dias, há um percurso pedestre para crianças, com início junto da casa do Manel da Horta, na Rua José Augusto Coelho.

A peça de teatro infantil “O pequeno cozinheiro”, às 12h15, encerra a programação infantil das manhãs de sábado e domingo.

A música regressa no sábado à tarde, a partir das 15h00, com um concerto de cavaquinhos pela Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonese.

Uma hora depois, há um wokshop sobre a vespa asiática conduzido pelo apicultor Erico Marques e a veterinária Cátia Simões que ensinam a construir armadilhas para vespas.

Às 17h30, há hora do conto com “Dia na Mãe Natureza” e, às 18h00, o Manel da Horta e as suas Marias animam o certame com o teatro de rua “Os vizinhos da rua das 3 Marias”.

A música dos Gaiteiros da Bardoada anima o certame a partir das 18h30.

No dia seguinte, a Orquestra Típica e Cantares de Azeitão dinamiza um atelier de música, com início às 15h00, e para a mesma hora está agendada uma visita guiada à Casa-Museu José Maria da Fonseca, destinada a crianças e jovens.

A partir das 17h00 há nova hora do conto e a animação de rua com o Manel da Horta e as suas Marias regressa às 18h00.

Um concerto por Celina da Piedade e Ana Santos, com início às 18h30 encerra o certame.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *