AgendaMontijo

Festa da Flor está de volta ao Montijo e não esquece a Ucrânia

A Festa da Flor regressa ao Montijo no seu habitual formato e com algumas novidades, e durante três dias, de 27 a 29 de maio, a Praça da República irá acolher várias iniciativas com a temática da Flor, nomeadamente workshops florais, mercado de flores, oficinas criativas, animação de rua, concertos, entre outras atividades.

Uma das novidades desta edição da Festa da Flor são as tasquinhas com zona de esplanadas.

À semelhança do ano transato a Rua Almirante Cândido dos Reis volta a estar decorada com uma colorida estrutura aérea.

A Praça da República estará totalmente decorada, podendo-se apreciar a decoração floral que irá embelezar o Coreto Municipal e a Galeria Municipal.

Numa ação de solidariedade para com o povo ucraniano, a Festa da Flor irá contar com o Jardim da Paz, na Rua Agostinho Fortes. Este espaço será dinamizado pelos alunos de Artes da Escola Secundária Jorge Peixinho que irão pintar um mural e acompanhar os mais novos que, ao longo dos três dias, queiram participar nesta atividade. As crianças dos Jardins de Infância e das Escolas Básicas do concelho receberam da Câmara Municipal um Postal para participarem em família na construção de um mural pela paz, deixando o seu desenho e mensagem.

No dia 27 de maio, dia da inauguração da festa, para além da construção do Jardim da Paz onde irão participar algumas turmas do ensino básico, às 11h30, na tasquinha da Escola Profissional do Montijo pode saborear os petiscos que irão ser preparados pelos alunos do Curso de Cozinha e Bar.

Pelas 21h30, altura para a apresentação do vídeo mapping com o tema ‘A Dama das Flores’ e a grande atração de dia 27 de maio é o concerto com Luís Trigacheiro, pelas 22h30, mas antes lugar à actuação de Rita Fialho acompanhada por Martim Mendonça.

Nos dias 28, destaque para a atuação dos Funk You Brass Band que irão animar a Praça da República.

No dia 29 de maio, assista à atuação do Concerto Primavera, pela Banda da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, seguido do Desfile de Moda promovido pela Comissão da Baixa.

Festa da Flor assinalada no Alegro Montijo sob o mote ‘a uma só voz’

O Alegro Montijo vai assinalar a Festa da Flor com spots florais, aulas de música e workshops sobre as diferentes utilizações das flores, bem como um concerto gratuito com Aurea, a 27 de maio, pelas 21h30, quando a cantora vai subir ao palco com um convidado especial: o coro de artistas surdos ‘Mãos Que Cantam’.

Sob o mote ‘a uma só voz’, o Alegro Montijo, um espaço gerido pela Nhood Portugal, assinala a ocasião com Aurea e o coro de artistas surdos com interpretação em língua gestual portuguesa ‘Mãos Que Cantam’, um projeto inclusivo pretende mostrar que os surdos devem ser vistos como seres plenos, embora com uma modalidade de expressão biologicamente diferenciada das pessoas que ouvem.

Paralelamente, o Alegro Montijo terá um spot dedicado a este projeto, apoiado por breves vídeos explicativos sobre a forma como é feita a interpretação das músicas pelo coro. Para promover o conhecimento nesta área, o Alegro Montijo irá ter vários vídeos, a explicar como dizer determinadas frases em língua gestual portuguesa, desenvolvidos em parceria com a “professora” Carlota.

A festa começa no dia 26 de maio, e no dia 27 de maio pelas 11h00, será realizado o primeiro de três workshops organizados pela Noocity, start-up portuguesa, com o tema ‘Flores Comestíveis’.

Nos dias 28 e 29 maio, estão previstos os workshops ‘As flores e o papel na biodiversidade’ e ‘O pólen na alimentação’ da Noocity, às 15h30 e às 11h00 respetivamente, e as aulas de demonstração de instrumentos musicais dadas pelo Conservatório Regional de Artes de Montijo (CRAM), às 15h00 em ambos os dias.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *