DestaqueMontijoReportagem

Festa da Flor de regresso ao Montijo

A Festa da Flor está de regresso ao Montijo no seu habitual formato e com algumas novidades, e durante três dias, de 27 a 29 de maio, a Praça da República irá acolher várias iniciativas com a temática da Flor, nomeadamente workshops florais, mercado de flores, oficinas criativas, animação de rua, concertos, entre outras atividades, e este ano com uma novidade, as tasquinhas com zona de esplanadas.

A Praça da República estará totalmente decorada, podendo-se apreciar a decoração floral que irá embelezar o Coreto Municipal e a Galeria Municipal.

“É uma enorme alegria retomarmos as actividades que a pandemia cancelou, e voltamos a trilhar os caminhos de volta à recuperação das actividades económicas e comerciais, bem como da identidade do Montijo, que são as suas flores”, referiu Nuno Canta, presidente da edilidade, durante a apresentação que decorreu na manhã desta quinta-feira no Alegro Montijo.

O autarca agradeceu a todos os parceiros, “a Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais, a marca Flores do Montijo e a Nhoot Portugal-Alegro Montijo, assim como a todos os comerciantes e também aos artistas, que viveram o seu pior momento durante a pandemia, e enfrentam agora mais problemas devido a uma guerra insana que está a decorrer na Ucrânia, e que obriga todos a uma enorme capacidade de resiliência.”

Outro aspecto importante da Festa da Flor é a cultura, dinamizada pelo movimento associativo do concelho e também por artistas como Áurea e Luís Trigacheiro, outro aspecto destacado por Nuno Canta.

“Conseguimos unir a Festa com a cultura, algo muito importante nos tempos que vivemos, e que viu a sua actividade também muito afectada com a pandemia e a falta de eventos.

Nesta festa estamos a recuperar essas actividades e agradeço a todos por esse esforço.”

Por fim, o autarca convidou todos a visitarem a Festa da Flor, “e que este seja mais um passo para a normalidade que todos desejamos. Trata-se de um movimento de resistência pela recuperação do país, da nossa identidade e da economia local.

Daqui por uns anos estaremos mais fortes, depois da pandemia e da guerra.”

Carlos Costa, responsável da Nhood Portugal reforçou que “é com muito gosto que recebemos mais esta Festa da Flor, porque é também da nossa política dar palco a eventos locais, porque entendemos que os centros comerciais têm de ser também espaços de convívio.

Nesta iniciativa dinamizamos também uma das principais actividades económicas do Montijo, a cultura de flores, e também o aspecto cultural, com a participação de artistas como a Áurea e o Coro de Artistas surdos com interpretação em língua gestual portuguesa ‘Mãos Que Cantam, do Conservatório Nacional.”

A apresentação contou com um momento musical pelo Grupo de Cavaquinhos Sinfonia e Eventos.

Numa ação de solidariedade para com o povo ucraniano, a Festa da Flor irá contar com o Jardim da Paz, na Rua Agostinho Fortes, num espaço dinamizado pelos alunos de Artes da Escola Secundária Jorge Peixinho.

Pode conhecer todo o programa da Festa da Flor aqui.

Grupo de Cavaquinhos Sinfonia e Eventos


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *