DestaqueMontijo

Festa da Flor celebra a Primavera no Montijo

Ao som do grupo D’Improviso, da Universidade Sénior do Montijo, foi feita a cerimónia que marcou a abertura da Festa da Flor no Alegro Montijo, para quem este ano “é muito especial, por completar 20 anos de existência” indicou Teresa Sousa, Territory Direct.

“A Nhood Portugal já realiza esta Festa da Flor há quatro anos, e sentimo-nos muito orgulhosos por sermos um agente dinamizador para promover a região, os produtores locais e atrair visitantes, promovendo concelho como Capital da Flor”.

Este ano o tema escolhido foi a ‘portugalidade’ “porque queremos honrar as nossas tradições, e para isso teremos também uma agenda vasta durante o fim-de-semana, que inclui um concerto de José Cid com Batucando e fado com Tiago Correia”.

®FOTO_Mário Romão/DI

Com a flor no centro das celebrações, não podia faltar o representante de quem as traz até ao público, no caso a Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais.

Rui Algarvio, vice-presidente da associação agradeceu aos produtores, e recordou “os homens e mulheres que há mais de cinquenta anos iniciaram aqui uma actividade num mar desconhecido, porque era uma cultura da qual pouco se sabia.

A resiliência e força de vontade dessas pessoas, algumas já não estão entre nós, e cujo esforço não foi em vão, permitiu que hoje pudéssemos ter aqui toda esta variedade de cores, que engradecem o Montijo e uma actividade que tem hoje raízes nacionais e até internacionais.”

A terminar a curta cerimónia, onde a comunicação social que marcou presença foi o Diário do Distrito e o Jornal Concelho de Palmela, Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, agradeceu “a quem connosco trabalha nesta Festa da Flor, e vai desenvolvendo as nossas actividades. Também aos produtores, que no início traçaram um caminho desconhecido, que hoje é reconhecido e nos engrandece a todos, da floricultura, ao território e ao Alegro Montijo.”

O agradecimento foi estendido à Universidade Sénior, “a quem procuramos sempre envolver nas actividades da Câmara Municipal, que sempre que pedimos a colaboração nos premeiam com boa música”.

®FOTO_Mário Romão/DI

A celebração da Primavera “é o objectivo claro desta Festa, porque as flores também significam amizade, fraternidade e amor, e o recomeço das nossas relações e dos valores humanos. Dar uma flor, ou oferecer uma flor é olhar para a beleza do mundo.”

O autarca demonstrou ainda “o orgulho pelos nossos produtores, mas também dos nossos comerciantes, do Alegro Montijo e da Baixa do Montijo, que se juntam a nós nesta celebração da Primavera e da Amizade.”

Além das exposições florais no Alegro Montijo, também a Praça da República, na cidade do Montijo vai acolher várias iniciativas relacionadas com a temática da Flor e, à semelhança dos anos transatos, a Rua Almirante Cândido dos Reis volta a estar decorada com uma colorida estrutura aérea.

A Festa da Flor terá lugar de 26 a 28 de maio (sex. a dom.) com animação de rua, concertos, workshops florais, dança, animação infantil, mercado de flores, artesanato e uma área de tasquinhas.

®FOTO_Mário Romão/DI

A atuar pela primeira vez na Festa da Flor, estarão os Sangre Ibérico, os Monda, DJ Balakov e Chico Moreno.

Com presença já habitual, terão lugar as atuações musicais da Sociedade Filarmónica 1.º Dezembro, do Conservatório Regional de Artes do Montijo e da Sinfonias e Eventos, bem como os grupos de percussão ANAU a RUFAR e Batucando.

As flores estarão ainda presentes no Desfile de Moda promovido pelos comerciantes da baixa e, para os mais novos, existirá uma área com insufláveis, ateliers infantis e leitura de conto dramatizado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *