Economia

Fernando Medina prefere apoiar directamente famílias do que mexer no IVA dos bens essenciais

O ministro das Finanças, Fernando Medina, afirmou esta sexta-feira que os apoios directos ao rendimento das famílias são mais eficazes do que mexer no IVA dos alimentos, afirmando no entanto não ter qualquer dogma sobre este tema.

Fernando Medina assumiu esta posição depois de, numa conferência de imprensa conjunta com os ministros da Economia e da Segurança Social, ter sido questionado sobre se admite, tal como aconteceu esta semana em Espanha, eliminar o IVA de alguns alimentos essenciais.

“Quando decidimos adoptar medidas de apoio temos de escolher a forma mais eficaz de o fazer”, referiu o ministro das Finanças, assinalando que a posição do Governo tem sido a de que apoios directos ao rendimento das famílias mais afectadas com a subida de preços “são mais benéficos” do que descidas do IVA, até por não ser possível garantir que esta não seja incorporada nos preços de venda ao consumidor.

No entanto, afirmou Medina, esta é “uma questão que avaliaremos sempre”, porque “não temos nenhum dogma relativamente ao tema [mexidas no IVA], o que nos preocupa é a eficácia da medida”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *