EconomiaPaís

Fernando Medina afirma que subida do rating é um “marco”

O ministro das Finanças, Fernando Medina, afirmou hoje que a subida do rating de Portugal pela agência DBRS para ‘A’, que significa ‘low’ (baixo) é um “marco” para a avaliação da dívida pública e é um “sinal de confiança” internacional.

“Onze anos depois, Portugal volta a ter a sua dívida pública considerada como um investimento de qualidade dos grupos de notação A. Este é um marco para a avaliação da dívida pública aos olhos dos investidores e mais um importante sinal de confiança internacional em Portugal”, afirma o Ministro das Finanças, em comunicado divulgado após o anúncio pela DBRS.

A agência de notação financeira alterou hoje o ‘rating’ de Portugal de ‘BBB’ (alto) com perspetiva ‘positiva’ para ‘A’ (baixo), com perspetiva estável.

O membro do governo português destaca que os “efeitos positivos nas taxas de juro da dívida soberana refletir-se-ão nos juros também suportados por empresas e famílias”.

Fernando Medina acrescentou ainda que “Portugal continuará empenhado numa estratégia de contas certas, traduzida numa marcada redução de dívida pública que visa proteger Portugal da incerteza global, e na promoção do potencial de crescimento” da economia do país.

A DBRS tornou-se assim a primeira agência de notação financeira a colocar o risco da dívida portuguesa nos níveis de A e depois de em fevereiro ter melhorado a perspetiva para ‘positiva’, uma ocasião assinalada pelo Ministério das Finanças.

“Num momento de elevada incerteza global, a decisão sublinha a confiança internacional que Portugal continua a conquistar com a estratégia financeira do Governo na gestão das contas públicas”, refere.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *