AtualidadeCovid-19

Fenprof defende vacinação de docentes e funcionários nas férias de Natal

A Fenprof defendeu esta quarta-feira que os professores e restantes funcionários escolares devem ser vacinados contra o covid19 durante as férias de Natal, de forma a permitir um regresso às aulas em janeiro mais seguro e com menos isolamentos

Em declarações à Lusa, o secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof), Mário Nogueira, admitiu que «não sabemos se este encerrar de uma semana será suficiente, mas é preciso tudo fazer para que as escolas não voltem a fechar portas, tendo em conta os conhecidos prejuízos do ensino remoto» que se sentiram nos dois últimos anos letivos.

A Fenprof defendeu de novo que os professores e o pessoal não docente «devem voltar a ser considerados grupos prioritários no processo de vacinação» da dose de reforço contra a covid-19. E esse é um processo que deve acontecer durante esta época do Natal.

«Os professores deveriam ser chamados agora a ser vacinados com a dose de reforço até à abertura das escolas, a 10 de janeiro, defendeu, acrescentando que durante as férias de Natal os docentes e pessoal não docente podem ser vacinados em qualquer dia, não precisa de ser ao sábado nem ao domingo.»

Mário Nogueira lembrou que nas escolas trabalha «um corpo docente envelhecido, vacinado há mais de cinco meses, que é o tempo útil que se está a dar à vacina», e considera estar na altura de serem novamente vacinados contra a covid-19.

Outro aspecto que considerou ‘indispensável’, é a testagem regular e periódica nas escolas e não apenas quando surgem novos casos: «Independentemente da análise sobre se as escolas devem ou não abrir, tudo deve ser feito para que abram no dia em que se prevê».

O secretário-geral da Fenprof acredita que «protegendo os adultos provavelmente também será possível proteger as escolas e mantê-las abertas».

Mário Nogueira recordou ainda a decisão da Fenprof de avançar com uma ação judicial contra o Ministério da Educação para ter acesso aos dados que mostram o impacto da pandemia nas escolas, dados que o Governo se recusa a fornecer.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *