DesportoSeixal

Federação Portugal Taekwondo e Município do Seixal emitem notas de pesar pelo falecimento de Abílio Carlos Fernando Costa

A Federação Portugal Taekwondo declarou o luto durante três dias e sugeriu a todos os praticantes que durante os seus treinos ou competições, neste período, prestem um minuto de silêncio em homenagem pelo Grão Mestre Abílio Carlos Fernando Costa.

Através das redes sociais, a Federação Portugal Taekwondo divulgou uma note de pesar.

«O Taekwondo Português está de luto pelo falecimento do Grão Mestre Abílio Costa, um dos mais prestigiado e graduados praticantes portugueses de taekwondo.

Ao longo da sua vida, dedicada em grande parte ao Taekwondo desempenhou importantes papéis como praticante e atleta, treinador e mestre, selecionador nacional e dirigente.

Perdemos um dos nossos e estamos por isso mais pobres e consternados.

À sua família, aos seus atletas, endereçamos o nosso profundo sentimento de pesar.

Também a Câmara Municipal do Seixal, concelho onde Abílio Costa desenvolveu parte do seu percurso no Taekwondo, lamenta «o falecimento de Abílio Carlos Fernando Costa, Grão Mestre de Taekwondo, um dos mais prestigiados e graduados praticantes portugueses de taekwondo e um grande impulsionador da modalidade no concelho do Seixal e no país.

À sua família, aos amigos e aos seus atletas, a Câmara Municipal endereça um profundo sentimento de pesar» refere uma nota enviada ao Diário do Distrito.

Foi um impulsionador do taekwondo no concelho do Seixal, figura ímpar do movimento associativo do concelho, tendo feito parte do Conselho Desportivo Municipal.»

Abílio Costa nasceu a 29 de junho de 1971 e ao longo da sua vida, dedicada em grande parte ao taekwondo, desempenhou importantes papéis como praticante, atleta e árbitro internacional, treinador e mestre, selecionador nacional e dirigente.

Desempenhou o cargo de presidente da Associação de Escolas Hwarang Taekwondo, sediada em Pinhal de Frades, um agrupamento de clubes com o objetivo de promover e desenvolver o taekwondo em Portugal e apoiar os jovens na prática desta modalidade.

Foi presidente da Federação Portuguesa de Taekwondo, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e crescimento do desporto em todo o país.

Integrava o Comité de Poomsae da União Europeia de Taekwondo desde 2019 e foi um dos grandes impulsionadores e promotor da realização do Campeonato da Europa de Taekwondo Poomsae em novembro de 2021 em Portugal, que teve lugar no concelho do Seixal.

Em abril deste ano, foi nomeado para o cargo de presidente do Comité de Supervisão de Competições Poomsae da União Europeia de Taekwondo (ETU), reflexo da excelência do seu trabalho na promoção e desenvolvimento do taekwondo em Portugal, e era responsável pela Escola de Taekwondo do Portugal Cultura e Recreio.

Fonte: CM do Seixal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *