AtualidadeDistrito de SantarémSociedade

Fátima: Bispo de Santarém vai presidir à peregrinação de 12 e 13 de agosto

A Peregrinação Aniversária de agosto, no Santuário de Fátima, será presidida pelo bispo de Santarém, D. José Traquina, que é também o Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana.

Esta peregrinação assinala a quarta aparição de Nossa Senhora, que teve lugar no dia 19 de agosto de 1917, nos Valinhos, a 3 quilómetros da Cova da Iria e próximo das casas dos pequenos videntes.

A manifestação da Mãe de Deus não se deu n Cova da Iria porque, nesse dia 13 de agosto, as crianças não puderam deslocar-se à Cova da Iria no dia 13 já que tinham retidas pelo Administrador de Ourém na manhã desse dia, ficando em sua casa até da 15.

No dia 19 de agosto de 1917, o Francisco e a Lúcia, acompanhados do João, irmão do Francisco e da Jacinta, foram apascentar o rebanho numa zona perto de suas casas (Valinhos). Tanto o Francisco como a Lúcia viram um relâmpago e, pressentindo que Nossa Senhora ia aparecer, pediram ao João que fosse chamar a Jacinta, para que ela pudesse também estar presente.

Como ele se mostrava renitente, a Lúcia ofereceu-lhe dois vinténs para o convencer e ele foi chamar a irmã. Foi então que apareceu a Virgem, na presença das três crianças.

O local da aparição está assinalado por um nicho inaugurado em 12 de agosto de 1956, no interior do qual se encontra uma imagem de Nossa Senhora.

Para a peregrinação de agosto deste ano, estão já estão registados 7 grupos da Alemanha, Espanha, Costa do Marfim, Sri Lanka, Itália e Polónia. É a primeira grande peregrinação aniversária do ano que regista a inscrição de grupos estrangeiros.

O programa da Peregrinação mantém-se idêntico ao celebrado este ano, desde maio. No dia 12, às 21h30 haverá a recitação do Terço, seguido da Procissão das Velas e uma breve celebração no Altar do Recinto.

No dia 13, às 9h00, haverá novamente o Terço, seguido às 10h00 da Missa Internacional, Bênção dos Doentes e Procissão do Adeus.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *