AtualidadeDistrito de LeiriaPaísReportagem

Fátima: a missão de iluminar uma “casa vazia”

Este ano, o dia 13 de maio é vivido com estranheza por todos os fiéis, mas principalmente em Fátima. Habituado a ter centenas de milhares de peregrinos, o Santuário encontra-se praticamente vazio e envolto numa névoa que torna o ambiente ainda mais cinzento.

Pedro Luz é natural de Ourém e trabalha no Santuário de Fátima há 12 anos. São 09h00 e enquanto se reza o Terço na Capelinha das Aparições, acende várias velas nos tocheiros por trás do local que marca o lugar das aparições.

“Já vi cerca de 70 peregrinações e nunca pensei ver o Santuário assim num dia 13 de maio”, refere. Para este funcionário do Santuário, é “triste ver a casa vazia” num dia como este.

Este gesto “quer tornar o lugar mais bonito”, mas Pedro também o está a fazer por uma intenção particular. “Acendo estas velas também por todos os que estão a sofrer”.

Pedro Luz também mostra solidariedade por tantos que não puderam aceder ao Santuário para celebrar este dia. “Nossa Senhora deixaria entrar todos. Mas nesta altura, é compreensível, embora seja também triste”, diz Pedro.

É enquanto o Terço vai sendo rezado em várias línguas, o funcionário do Santuário vai acendendo as velas, trazendo um pouco mais da “luz da esperança” nestes dias inéditos na história de Fátima.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *