AtualidadeDistrito de LeiriaDistrito de LisboaPaís

Fátima: A Europa deve ser uma “verdadeira comunidade humana”

Nas celebrações do 13 de junho em Fátima, que evocam a segunda aparição da Virgem Maria na Cova da Iria em 1917, o bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, lembrou que com o Covid-19 “pequenos gestos podem ter uma consequência comunitária e mesmo até universal.”

O apelo à hospitalidade

O celebrante disse na homilia da Missa Votiva do Imaculado Coração de Maria que o mundo deve aprender a “gramática da hospitalidade”, a ser responsável pela saúde, bem-estar, alegria e pela salvação uns dos outros.

Num contexto social de protestos anti-racismo, D. Américo afirmou que a União Europeia não deve ser apenas a original comunidade económica e política, mas “uma verdadeira comunidade humana”, hospitaleira, determinada no acolhimento de todos.

“Não permitamos que nos dividam entre novos e velhos, pobres e ricos, brancos e pretos, do norte e do sul, azuis ou vermelhos”, disse D. Américo, lembrando que “o maior tesouro que podemos oferecer ao mundo é a esperança”.

Aprender com as crianças

O bispo auxiliar de Lisboa alterou para o “grande risco” que a humanidade corre quando pensa que nada aprende com as crianças.

“Pensamos que por sermos doutores, da lei, da política, da economia do progresso ou da vida, já não temos nada a aprender com os mais novos”, disse D. Américo Aguiar.

O bispo deu então o exemplo dos pequenos Pastorinhos, Francisco e Jacinta, com quem há “tanto para aprender”.

“Quando olhamos a biografia dos Pastorinhos de Fátima, vemos como Deus escolhe as crianças para nos comunicar verdades profundas”, concluiu D. Américo.

“Temos uma Mãe” 

A terminar a homilia, o celebrante agradeceu à Senhora de Fátima por “não estarmos abandonados à nossa sorte neste mundo”.

“É esta maravilha que temos a anunciar ao mundo: que temos uma Mãe para os jovens, idosos, para os pobres e doentes (…) para todos os que buscam o sentido de Deus, para todos os filhos que perderam a sua mãe e para todas as mães que perderam os seus filhos”, por causa desta pandemia.

 

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *