Almada

Fase de propostas para Orçamento Participativo Jovem de Almada

Começa, no próximo sábado, a fase de submissão das propostas para a 3.ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Almada (OPJ Almada).

A fase de propostas, que se destina a jovens, estudantes ou trabalhadores residentes no concelho, com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos, termina a 1 de outubro.

Estes escalões poderão submeter propostas que tenham como objetivo promover a cidadania ativa, como se pode ler no sítio ‘web’ da Câmara Municipal de Almada.

Após a fase inicial, as propostas são validadas por uma comissão de análise técnica, apresentadas publicamente e, por fim, votadas por todos os jovens, estudantes ou trabalhadores residentes no concelho entre os 14 e os 35 anos que queiram participar nesta fase do processo. O projeto vencedor é conhecido a 16 de dezembro e recebe uma verba de 30 mil euros.

O OPJ Almada define-se como um processo de participação democrática, que incentiva os jovens a apresentarem projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida no concelho.

A proposta vencedora da 1.ª edição do projeto, a criação de um estúdio de participação gratuita no Monte da Caparica, já se encontra em atividade, tendo sido inaugurada em novembro de 2022.

Com o apoio atribuído pelo OPJ Almada, a «Associação Lifeshaker» conseguiu criar um espaço que valoriza o talento dos jovens músicos do concelho e que lhes permite ensaiar e gravar os seus projetos musicais. A inauguração contou com a presença da presidente da CMA, que valorizou o impacto do projeto comunitário.

Recentemente, a Presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, realçou a importância que a cultura tem tido para Almada, seja pelo teatro, festivais de várias expressões musicais e outras artes. “O concelho de Almada assume-se como uma referência com um dinamismo desafiante onde são apresentadas diariamente propostas ao público.

Além de se querer reforçar a aposta cultural por espetáculos, é importante a reabilitação de património local, seja ele arqueológico ou o comum edificado, e também na modernização de equipamentos existentes”, referiu a autarca.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *