Atualidade

Família vítima de intoxicação recebeu tratamento na câmara hiperbárica da Marinha

Na madrugada de 10 de janeiro, a equipa de urgência do Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica, da Marinha Portuguesa, tratou, numa das suas câmaras hiperbáricas, uma família de sete elementos.

A família composta por dois adultos, 4 crianças e um bebé de 16 meses, foi vítima de intoxicação severa por monóxido de carbono na sua residência em Elvas.

Todos os elementos da família tinham testado positivo para a COVID-19 nos dias anteriores.

Para assegurar o transporte e permitir o tratamento em segurança foi desencadeada uma operação logística complexa que envolveu 2 hospitais e o INEM, com empenhamento de 5 viaturas de emergência, 2 médicos e 4 enfermeiros, para além de socorristas.

Da Marinha Portuguesa foram envolvidos 1 médico, 1 enfermeiro e 2 mergulhadores.

Adotando métodos de proteção adequados à COVID-19, foi possível concluir o tratamento hiperbárico com melhoria clínica significativa, prevenindo as complicações presentes e futuras, daquele tipo de intoxicação.

A Marinha relembra, principalmente nesta época mais fria, a importância dos cuidados na utilização de lareiras, braseiras, salamandras e esquentadores, fontes de monóxido de carbono potencialmente letal. Uma adequada exaustão dos gases produzidos, a correta instalação e utilização destes equipamentos e a ventilação das divisões onde forem colocados é a melhor forma de prevenir estes acidentes.

O Centro de Medicina Hiperbárica e Subaquática, da Marinha Portuguesa, dispõe de uma equipa de urgência constituída por médicos, enfermeiros e mergulhadores, 24 horas por dia, a funcionar ininterruptamente há mais de 30 anos, ao serviço de todos os portugueses.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *