AtualidadeBombeiros

‘Falta de diálogo’ leva a demissões no conselho nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses

A Federação dos Bombeiros do Distrito Setúbal está entre os membros demissionários do órgão consultivo da Liga dos Bombeiros Portugueses por “falta de diálogo”.

Foram um total de treze, dos vinte membros do Conselho Nacional Operacional da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) que se demitiram, alegando “falta de diálogo” da direção em assuntos operacionais, como a vacinação contra a covid-19, avançou hoje à Lusa fonte daquele órgão consultivo.

Os treze membros que pediram a demissão foram os representantes das federações de Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real, Viseu, Viana do Castelo e Região Autónoma da Madeira.

A demissão dos 13 membros do conselho nacional operacional da LBP, órgão consultivo da Liga e constituído por um representante de cada federação distrital dos bombeiros, está relacionado com “a falta de diálogo e auscultação” por parte da direção da LBP.

Contactado pela Lusa, o presidente da LBP lamentou as demissões, mas garantiu que apenas chegou à direção um pedido de reunião para “discutir questões de estratégia operacional dos bombeiros portugueses” e que os conselheiros “nem deram tempo para uma resposta”.

Jaime Marta Soares recusou as alegações de falta de diálogo e sustentou que a Liga não fica mais fragilizada com estas demissões, uma vez que esta estrutura é de aconselhamento e os seus órgãos são eleitos pelas federações.

O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa, António Carvalho, disse à Lusa que os conselheiros daquele órgão consultivo pediram reuniões à direção da LBP para tratar de “assunto operacionais”, designadamente vacinação dos bombeiros contra a covid-19, equipamento de proteção individual e próxima época de incêndios florestais, mas não foi obtida qualquer resposta.

A última vez que o conselho nacional operacional esteve reunido com a LBP foi em 13 de novembro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *