Seixal

Faleceu Salimo Safame Mendes, rosto dos moradores do Bairro da ‘Jamaika’

Faleceu Salimo Safame Mendes, presidente da Associação de Desenvolvimento Social de Vale de Chícharos, vulgo ‘Bairro da Jamaika’, Amora.

Salimo Mendes, faleceu aos 53 anos, e foi um dos rostos que, durante anos, tentou obter condições mais dignas para os moradores de um bairro degradado, no concelho do Seixal, através de negociações com a Câmara Municipal do Seixal e também com o Governo, em Comissões Parlamentares.

Foi também Salimo Mendes quem defendeu o isolamento dos moradores quando foi detectado um surto de covid19 no local, devido à aglomeração de pessoas externas ao bairro nos cafés.

Natural da Guiné, onde foi professor de língua portuguesa, vivia em Portugal desde os seus 25 anos, onde trabalhou na construção civil e residiu sempre no Bairro da Jamaika, com a esperança de que um dia o seu lote 15 fosse demolido e pudesse morar numa casa.

Nos seus tempos livres, cultivava numa pequena horta melancia, piri-piri, pimentão, bróculos, beringela, giló e djagatú, enquanto sonhava com uma casa e em voltar a dar aulas.

O Bairro da ‘Jamaika’ como é conhecido pelos moradores, é um complexo de prédios inacabados que viria a ser ocupado no início da década de 1990 por famílias de imigrantes, na sua maioria africanos das ex-colónias, que chegavam ali se instalavam, obtendo água e electricidade através de puxadas, e criando uma rede de esgotos improvisada.

Em 2019 iniciou-se o processo de realojamento e demolição dos prédios, mas o mesmo foi interrompido porque a Câmara Municipal do Seixal alega não conseguir adquirir novas casas com os valores que o Governo disponibiliza.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *