Atualidade

Faleceu Pe. João Gonçalves conhecido como ‘Padre das Prisões’

- publicidade -

O padre João Gonçalves, coordenador nacional da Pastoral Penitenciária, da Igreja Católica, faleceu hoje aos 76 anos de idade, informou a Diocese de Aveiro.

Natural da freguesia da Gafanha do Carmo, onde nasceu a 28 de março de 1944, João Gonçaves foi ordenado por D. Manuel de Almeida Trindade a 21 de dezembro de 1969, na Sé de Aveiro.

Foi capelão do Hospital de Aveiro, coordenador nacional da Pastoral Penitenciária, diretor das Florinhas do Vouga e da Casa Sacerdotal e diretor espiritual da Irmandade Santa Joana.

Em 2018, foi apresentada a obra ‘O padre das prisões portuguesas – ensaio baseado na vida do padre João Gonçalves’, da autoria de Inês Leitão, que dirigiu um documentário sobre a vida do sacerdote.

D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, disse à Agência ECCLESIA que o sacerdote foi «uma referência de bem e de cuidado com as pessoas reclusas nos estabelecimentos prisionais, um cuidado que fazia já parte da sua identidade, de tal modo que ele ficou conhecido entre nós como o ‘padre das prisões’» acrescentou o bispo de Santarém.

Fonte: Agência ECCLESIA


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo