AlmadaAtualidadeDestaque

Faleceu o professor doutor Fernando Santana, antigo director FCT Nova em Almada

- publicidade -

«É com enorme pesar e consternação que a FCT NOVA informa do falecimento do Professor Doutor Fernando Santana» refere uma nota publicada na página da Faculdade localizada em Almada.

«O falecimento do Professor Fernando Santana representa o desaparecimento de uma figura académica maior, a quem se deve determinante e sempre apaixonada contribuição para o desenvolvimento e afirmação da nossa Faculdade nas últimas décadas, em particular enquanto Diretor da FCT NOVA entre 2006 e 2018.»

tarot terapêutico

Para além da sua atividade pedagógica e científica na Faculdade de Ciências e Tecnologia, o Professor Fernando Santana foi Presidente fundador da Academia de Engenharia, Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, Membro da Assembleia de Representantes da Ordem dos Engenheiros, Membro do Conselho Nacional da Água e Membro do Conselho do Euro-CASE (European Council of Academies of Applied Sciences, Technologies and Engineering).

Foi Diretor Nacional do Programa Universidade do Texas em Austin | Portugal, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (MCTES), e, por designação do Ministro da Saúde, foi Presidente do Conselho Consultivo do Hospital Garcia de Orta. Teve uma participação ativa na criação do Colégio de Engenharia do Ambiente (Ordem dos Engenheiros), tendo presidido à sua Comissão Instaladora. Representou o Ministério do Ambiente no órgão diretivo do Gabinete que, por parte do Estado, negociou a concessão e, posteriormente, supervisionou a construção da Ponte Vasco da Gama.

Em 2015 foi condecorado por S.E. o Presidente da República com o Grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública, tendo, em 2016, sido distinguido pela Câmara Municipal de Almada com a Medalha de Ouro da Cidade.

Também a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, deixou na sua página do Facebook uma nota de pesar pelo falecimento: «É com grande tristeza que soube do falecimento do Prof. Fernando Santana. Para além de ter sido director da FCT-UN, – sou testemunha direta do carinho do respeito e carinho que todos os alunos lhe tinham- era um homem muito empenhado no desenvolvimento do nosso concelho, colaborando com a Câmara em imensos projeto. Em termos pessoais quero também agradecer todo o apoio, amizade e gentileza. É um dia muito triste.»

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui