Moita

Faleceu Guilhermino Garcia activista e autarca do concelho da Moita

- publicidade -

A informação é prestada pela União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, que dá conta do falecimento de Guilhermino Garcia, autarca no concelho e pai do actual presidente da Câmara Municipal, Rui Garcia.

«Foi um destacado autarca no concelho da Moita, um democrata antifascista e um destacado dirigente do Movimento Associativo Popular» refere a nota partilhada nas redes sociais.

«Uma das pessoas que mais contribuiu para a evolução da nossa terra. Esteve presente em todas as grandes acções transformadoras deste concelho no período da sua vida. Perdemos um homem bom e um bom homem.»

Também o Conselho Directivo do Ginásio Atlético Clube já lamentou a morte seu sócio N.º 1 e Presidente do Conselho de Honra.

No GAC, Guilhermino Garcia «desenvolveu grande actividade associativa. Em 1947 tem a sua primeira actividade como bibliotecário e em 1949 é eleito pela primeira vez para a Direcção do GAC, tendo passado por todos os cargos da Direcção. Nos anos 60, nos cursos noturnos do Ginásio, deu explicações de Português, História e Geografia.».  

Ligado ao PCP, Guilhermino Garcia foi activista nas eleições de Norton de Matos e General Humberto Delgado.

Foi vereador pela APU – Aliança Povo Unido na Câmara Municipal da Moita no mandato de 1983/1985 e eleito na Assembleia Municipal da Moita pela Frente Eleitoral Povo Unido (FEPU), nos mandatos de 1977/1979; 1980/1982; e pela APU no mandato de 1986/1989.

Em Janeiro deste ano partira a sua esposa Lurdes Garcia.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui