AlmadaCultura

Faculdade do Monte de Caparica recebe mais de 6000 estudantes do ensino secundário

O dia aberto da Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) da Universidade Nova de Lisboa, sita no Monte de Caparica recebeu mais de 6000 visitantes, entre alunos e professores de escolas secundárias de todo o território nacional.

A “EXPO FCT “ver para escolher””, assim se chamava este ano, constitui uma mostra de atividades nas áreas das ciências e engenharia, que visa permitir, aos estudantes prestes a ingressar no ensino superior, uma oportunidade para melhor conhecer as áreas para a continuação de estudos.

Esta já é a 13.ª edição deste evento que envolveu todos os Departamentos, Centros de Investigação e Núcleos da Associação de Estudantes o que resultou em mais mais de 150 atividades, desde demonstrações a jogos lúdico-pedagógicos e experiências laboratoriais.

Entre as atividades que encheram o campus da Caparica, destacam-se “À Descoberta da Tabela Periódica”, “O Futuro do Planeta está nas tuas mãos!” e “Internet, relações pessoais e opinião pública: caminhamos para o céu ou para o inferno?”.

As celebrações do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, resolução das Nações Unidas e da UNESCO que celebra a criação de uma das ferramentas mais importantes que intervém em todas as áreas de conhecimento científico, foram o pano de fundo para a apresentação de atividades especiais que decorreram ao longo de todo o dia.

Entre as várias demonstrações científicas, os estudantes tiveram a oportunidade de descobrir a luminescência dos elementos, como é que o carbono pode ser usado na eletrónica, o espetro da luz emitida por H, He, O e Ne e que grande parte dos elementos químicos usados diariamente é extraída de minerais.

Quais os desafios atuais e emergentes que devem merecer a tua atenção? Como deverá ser feita a transição para um Planeta com menos poluição e mais resiliente às alterações climáticas? Sabes que a tua futura profissão terá um impacto no futuro do Planeta?” foram estas as questões que a Presidente do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, coordenadora do Climate-Kic Hub Portugal desde 2016, Júlia Seixas, lançou a alunos e professores do secundário, segundo está explicado no sítio digital da FCT.

Na palestra “O Futuro do Planeta está nas tuas mãos!”, a professora teve a oportunidade de demonstrar a urgência de caminharmos para um mundo mais sustentável.

Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de ouvir José Legatheaux Martinsdocente no Departamento de Informática e um dos pioneiros da internet em Portugal, na palestra “Internet, relações pessoais e opinião pública: caminhamos para o céu ou para o inferno?”. Legatheaux Martins explicou como a tecnologia em si mesma não é boa ou má para as pessoas. São as pessoas que têm de decidir como querem utilizar a tecnologia.

Este ano a edição contou com mais uma novidade: a aplicação EXPO FCT 2019, concebida pelo Núcleo de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (NEEC). A aplicação permitia ao seu utilizador consultar o mapa do campus, as atividades a decorrer e outras informações sobre a FCT NOVA. A aplicação atingiu mais de 850 downloads, colocando-a no top cinco da Play Store e da Apple Store! 

Esta edição constituiu, uma vez mais, uma excelente oportunidade para esclarecerem eventuais dúvidas que tenham sobre a área de estudos que pretendem seguir e neste dia puderam visitar a Faculdade, os seus Departamentos, presenciar e participar nas mais diversas atividades disponíveis – demonstrações, experiências laboratoriais e jogos de índole pedagógico –, para além outras de carácter lúdico e desportivo.

Ainda de realçar que este evento foi maioritariamente organizado pela Divisão de Eventos e Projetos Especiais da FCT, coordenado pela Professora Doutora Fátima Rodrigues, subdiretora para a Divulgação da Ciência e Tecnologia, com o apoio de 18 alunos monitores e cerca de 1100 alunos voluntários de todos os departamentos da FCT. Estiveram ainda envolvidas as divisões de apoio técnico, apoio geral e relações exteriores.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *