Sines

Fábrica chinesa de baterias para automóveis eléctricos poderá ser instalada em Sines

A empresa chinesa de baterias para automóveis eléctricos China Aviation Lithium Battery Technology (CALB) anunciou esta quinta-feira ter chegado a acordo para criar uma fábrica em Portugal.

Num comunicado enviado à bolsa de valores de Hong Kong, a China Aviation Lithium Battery Technology revelou a assinatura na quarta-feira de um memorando de entendimento com uma subsidiária da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

E a cidade escolhida para a instalação da fábrica poderá ser Sines. A esse propósito, os Paços do Concelho de Sines receberam ontem a cerimónia de assinatura do memorando de entendimento entre a empresa CALB e a AICEP Global Parques, relativo à eventual instalação em Sines dessa fábrica de baterias de lítio para automóveis eléctricos, uma unidade dotada de tecnologia de ponta e com zero emissões de carbono.

Tendo em conta o posicionamento estratégico do seu porto de águas profundas na fachada atlântica da Península Ibérica e os investimentos em curso para acelerar a sua ligação por terra aos mercados europeus, Sines perfila-se assim como localização candidata repleta de vantagens.

Além disso, há a salientar o papel de Sines na transição energética, ainda mais com a perspectiva de criação de um “cluster” de produção de hidrogénio.

“O documento cuja assinatura tivemos o prazer de acolher nas nossas instalações ainda não é vinculativo, mas mais uma vez vem demonstrar que Sines está na vanguarda da nova economia à escala global. Há um novo paradigma industrial que está a nascer e o mundo está atento às potencialidades de Sines para o desenvolvimento dos projetos mais inovadores e com a tecnologia mais avançada”, afirmou na ocasião o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *